Projeto Sebrae-Petrobras melhora desempenho de pequenas empresas

As micro e pequenas empresas que participam do Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Paraná melhoraram seu desempenho em 2007. Levantamento realizado pelo Sebrae no Paraná em parceria com a Petrobras mostra um aumento médio de 18% no faturamento das empresas participantes e um acréscimo de 8% no número de colaboradores. Em 2006, o grupo de micro e pequenas empresas que forma a Redepetro faturou R$ 56,3 milhões, de acordo com o levantamento feito junto a 55 empresas, entre 3 e 10 de dezembro. Em 2007, o faturamento do grupo ficou em R$ 66,6 milhões. O número de colaboradores também foi maior no ano que passou. Em 2006, totalizaram 814 e em 2007, 884.

O Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Paraná nasceu há aproximadamente um ano. É uma iniciativa do Sebrae no Estado e da Petrobras, também em execução em outros estados brasileiros, voltada à preparação, qualificação e credenciamento de micro e pequenas empresas como fornecedoras de grandes empresas a serviço da Petrobras. Até o momento, 83 empresas estão cadastradas na Redepetro. ?O melhor desempenho das empresas, detectado na pesquisa, é prova de que a parceria traz resultados?, avalia o consultor do Sebrae do Sebrae, Pedro Cesar Rychuv Santos, gestor do Projeto na região Centro-Sul.

?As pequenas empresas estão enxergando nas obras da Petrobras, previstas para os próximos anos, uma oportunidade para novos negócios. Por isso, estão em busca de qualificação e capacitação?, diz o consultor do Sebrae. Pedro Cesar Rychuv Santos informa, com base no levantamento, que, após a participação em capacitações e consultorias realizadas junto ao grupo, na execução do Projeto em 2007, 56% das empresas participantes afirmaram ter melhorias em seus controles de fluxo de caixa; 20% em seus controles de estoques, 59% no gerenciamento de seus custos; 33% na gestão de Recursos Humanos; e 76% no contato e negociação com fornecedores e clientes.

Ainda de acordo com o levantamento, das 55 empresas da Redepetro consultadas, 45 conseguiram em 2007 ter o cadastro junto à Repar – Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, na Grande Curitiba, e à Petronect, o Portal de Compras Eletrônicas das Empresas do Sistema Petrobras. Outras 22 conseguiram o cadastro na SIX – Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto, em São Mateus do Sul. Dezesseis conseguiram cadastro na Onip ? Organização Nacional da Indústria do Petróleo. Cinco, no CRCC – Certificado de Registro e Classificação Cadastral e dez estão com seus cadastros em andamento. Para 2008, estão previstos mais treinamentos nas áreas de saúde, responsabilidade social e empresarial e qualidade de produção.

Nicho a explorar

O consultor do Sebrae lembra que são inúmeras as possibilidades de negócios na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia, principalmente por conta dos investimentos da Petrobras na Repar e na SIX. Até 2011, a Petrobras deve investir US$ 3 bilhões em obras, nas duas unidades. Boa parte dos projetos já está em processo de execução. Somente no 1º Eneg-Sul, encontro de negócios entre pequenas empresas e empresas-âncoras, de grande porte e licitadas para realizar obras para a Petrobras, em novembro passado, gerou-se uma expectativa de negócios com pequenas empresas, em até R$ 30 milhões, para os próximos 12 meses, assinala Pedro Cesar Rychuv Santos.

Raio-x do setor

O setor de petróleo e gás é um dos mais dinâmicos no Brasil. Responde por 10% do PIB – Produto Interno Bruto. Municípios, estados e regiões, onde a presença da atividade é forte, obtêm taxas de crescimento mais elevadas. A Petrobras é o principal agente da cadeia e a forma de organização do mercado e o porte da empresa fazem com que a estatal determine o funcionamento do segmento. No Paraná, a participação de micro e pequenas empresas paranaenses, como fornecedoras de empresas-âncoras da Petrobras, ainda é tímida. As oportunidades que surgem, com as obras em processo de execução, estão no fornecimento de produtos e serviços; em atividades decorrentes do efeito renda; e no aproveitamento de espaços mercadológicos.

Oportunidades de negócios

No primeiro semestre de 2007, Petrobras e Sebrae divulgaram um mapa com as oportunidades de negócios, levantadas no Projeto Cadeia Produtiva. As oportunidades foram divididas em grupos. No primeiro, estão os serviços de alimentação, apoio administrativo, assistência médica e odontológica, hotelaria, imobiliária, confecção de uniformes, e outros. No segundo, a manutenção de dutos, reparação de tanques, de embarcação, fornecimento de material elétrico industrial, serviços de pintura e transporte de cargas. No terceiro, aluguéis de máquinas e equipamentos, serviços de instrumentação e automação industrial, fornecimento de equipamentos mecânicos, materiais de serralheria, produtos de ferragens, cercas, postes, placas de sinalização. E no quarto, equipamentos de informática, de segurança, manutenção e assistência técnica de redes e computadores e serviços de coleta de lixo e reciclagem desses materiais.

Voltar ao topo