Programa contra a dengue prevê 10 mil contratações e R$ 1 bi

O Ministério da Saúde lançou hoje o Programa Nacional de Controle da Dengue, que prevê gastos de R$ 1 bilhão e contratação de 10 mil novos agentes de controle de endemias. Os governantes terão 60 dias para contratar os agentes. As autoridades que não utilizarem os recursos adequadamente poderão ser denunciadas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União.

A antecipação da campanha tenta evitar no verão de 2003 a repetição de epidemia de dengue, nas proporções ocorridas este ano no Rio de Janeiro, com mais de 200 mil casos e 61 mortos. ?Quem não cumprir o plano será responsabilizado?, advertiu o ministro da Saúde, Barjas Negri, durante cerimônia na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).         

Autoridades federais, estaduais e municipais do RJ brigaram para descobrir de quem era a culpa pela não aplicação da verba federal repassada em 2001 para o Estado fazer o combate à dengue. A epidemia no RJ respingou na candidatura do candidato tucano à Presidência, José Serra, então ministro da Saúde. E foi controlada após intensa campanha e colaboração da população.

Voltar ao topo