Profissionais preparam futuros pais para o parto

Incentivar o homem a participar de todas as fases da gestação da mulher e, principalmente, estar presente na hora do parto, são os objetivos do curso para casais grávidos promovido pelo Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc), em Curitiba. O curso é ministrado por profissionais das áreas de Psicologia, Pediatria, Obstetrícia, Enfermagem e Musicoterapia, que desenvolvem uma programação que ajuda o casal a conhecer todo o processo do parto, acabar com mitos e reduzir a ansiedade antes do nascimento.

Uma das coordenadoras do curso, a psicóloga Líliam Terezinha Gusso, ressalta que a programação segue os passos da humanização do parto, ditada pela Organização Mundial da Saúde, que prevê que a mãe tem direito a um acompanhante na hora do nascimento, que preferencialmente seja o pai. “Mas isso vai depender da autorização do médico, pois trabalhamos o direito humano, desde que não se desrespeite a ética”, comentou Líliam.

O curso para os casais é indicado em qualquer período da gestação. O programa prevê atividades teóricas e práticas, através da sensibilização e exercícios respiratórios e de relaxamento. Além disso, inclui a atividade de “inversão de papéis”, onde é realizada uma simulação do dia do parto e o pai vive, no lugar da mãe, a experiência de dar à luz. A obstetra e coordenadora do Cemuc, Virgínia Merlin, comenta que após o curso aumenta a cumplicidade e companheirismo do casal. “O pai passa a compreender as mudanças físicas e psicológicas vividas pela mulher durante a gravidez”, diz.

Gestantes

O Cemuc promove há quarenta anos cursos preparatórios para gestantes. Desde 1993, incluiu nas atividades o curso para casais. De acordo com Líliam Gusso, até hoje, a entidade já orientou mais de oito mil pessoas. Nos cursos, comenta Virgínia Merlin, as mulheres também trabalham a condição de gestante e a realidade atual do País. “Motivadas pela época das eleições, as mulheres promoveram um debate e defenderam as propostas das Luluzinhas e Garotinhos, com defesa de idéias como o parto normal, cesariana, uso da chupeta, entre outros assuntos”, comentou a obstetra.

Tanto o curso para gestantes quanto o de casais são gratuitos. Os participantes apenas colaboram doando novelos de lã e fraldas de tecido, que são repassadas para dez entidades sociais. As aulas são desenvolvidas na Associação Médica do Paraná – Rua Cândido Xavier, 575, no bairro Água Verde. Para continuar realizando as atividades, a Cemuc espera contar com o apoio de empresários que estejam envolvidos com responsabilidade social.

Serviço

– Os próximos cursos para casais grávidos serão ministrados nos dias 5 e 6 de novembro e 4 e 5 de dezembro. Já os de gestantes serão nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, e 3, 10, 17 e 19 de dezembro. As inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 322-3777 ou -217-1700.

Voltar ao topo