Professores vão debater problemas do ensino contábil

Professores dos Cursos de Ciências Contábeis das faculdades de Curitiba e Região Metropolitana vão se reunir, nos dias 25 e 26 de julho, no auditório das Faculdades Integradas Santa Cruz. O encontro, segundo o presidente do CRCPR, é uma oportunidade para debater problemas comuns e avanços aos cursos de Ciências Contábeis, para troca de experiências pedagógicas e integração entre os professores. “Muitas dificuldades enfrentadas pelo Brasil só serão resolvidas a partir da melhoria da educação”, disse Zafra.

Uma pesquisa que a Unesco e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acabam de divulgar confirma esta afirmação: O Brasil é o penúltimo colocado em ciências e matemática, numa avaliação feita com estudantes de 41 países. Não por acaso, a Coréia do Sul é a primeira. Foram avaliados estudantes de escolas públicas e privadas que haviam concluído o ensino fundamental. Na prova de leitura e interpretação de texto, os brasileiros ficaram em 37%. Os sul-coreanos, em 7.º. Enquanto a Coréia do Sul investe o equivalente a R$ 90 mil por aluno, o Brasil investe apenas R$ 30 mil até o ensino fundamental, sem contar as falhas na distribuição dos recursos.

O encontro terá palestras com o professor Edmar Aparecido de Souza – Reflexões sobre o ensino da Contabilidade e Postura Docente -; professor Nicolau Schwez – A comunicação como desafio para a excelência no processo Ensino- Aprendizagem; professora Acássia Zeneida Kuenzer – A educação e a formação do atendimento das demandas do mercado de trabalho.

10.ª Conescap em Florianópolis

De 15 a 17 de outubro, em Florianópolis, a 10.ª Conescap Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas terá as seguintes palestras: “Os movimentos da mudança” (Dulce Magalhães), “Como planejar e organizar serviços” (Walter Lerner), “Toque de despertar” (Paulo Stavitzki), “A semana da vitória” (Nuno Cobra), “Reiventando você” ( Carlos Alberto Júlio), “Competência ou pressuposto da competitividade” (Eugênio Mussak), “Jazz com humor” (Torres Jazz Band). A 10.ª Conescap é uma promoção da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e realização dos Sescons SC/ Blumenau e Grande Florianópolis. Informações e inscrições: (48) 348-4500.

CRCPR fiscaliza escritórios de Maringá e região

O vice-presidente da Câmara de Fiscalização do CRCPR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, esteve, na semana passada, em Maringá, apresentando o plano de fiscalização que se estenderá até o mês de agosto, nos cerca de trezentos escritórios contábeis, empresas de auditoria e prefeituras de Maringá e região. Os inspetores fiscais verificam se os serviços contábeis estão de acordo com a legislação. Em caso de irregularidade, o contabilista tem prazo de quinze dias para regularizar a situação ou apresentar pedido e justificativa para ampliação desse prazo. A não-regularização implica no encaminhamento do auto à Câmara de Fiscalização do Conselho para instauração de processo passível de aplicação de penalidade. O objetivo principal do CRCPR afirma Marcos Rigoni – é orientar os profissionais para que os serviços sejam feitos de acordo com os Princípios da Contabilidade e as leis. Segundo o novo Código Civil (Art. 1.179 ), por exemplo, as empresas “são obrigadas a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”. A fiscalização pelo CRCPR não atende apenas a exigência legal: é crescente a cobrança social e moral de transparência nas organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Inscrição para o exame de suficiência

Candidatos ao exercício da profissão contábil podem fazer, no CRCPR e nas suas unidades, até 27 de agosto, as inscrições para o exame de suficiência. As provas serão aplicadas, no dia 28 de setembro, a partir das 8h30, em cidades e endereços a serem divulgados. Mais informações pelo telefone (41) 232-7911 ou na página www.crcpr.org.br

Voltar ao topo