Produção nos assentamentos terá investimento do Incra

O Incra/PR investirá R$ 3,3 milhões em capacitação de agroindústrias localizadas nos assentamentos no Estado. Para isso, o órgão assinou ontem um termo de parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural (Fundação Terra) para prestar assistência às agroindústrias implantadas e que estão em processo de implantação em todo o Paraná.

O termo de parceria tem como objetivo prestar assessoria técnica especializada para os pequenos produtores envolvidos nos processos de agroindustrialização nos projetos de assentamento.

Ao todo serão 14 cooperativas de agricultores assentados atendidas. O investimento foi viabilizado por meio do programa Terra Sol, que estimula a implantação de agroindústrias e valoriza características regionais.

Exemplos

No município de Paranacity, o Incra investiu na ampliação da capacidade produtiva da agroindústria de derivados de cana-de-açúcar no Assentamento Santa Maria. Lá a cana orgânica é processada e vira melado, açúcar mascavo e a famosa cachaça orgânica exportada para a Europa. Ao todo 280 famílias trabalham nesta agroindústria.

Com base no potencial produtivo de leite da região de Laranjeiras do Sul, o Incra investiu na aquisição de equipamentos e construção de uma agroindústria para beneficiamento de leite. A agroindústria funcionará no projeto de assentamento Oito de Junho, beneficiando inicialmente 500 famílias assentadas.

Voltar ao topo