Produção leiteira na exposição de Londrina

A Vitrine de Tecnologia de Leite, promovida pela Emater-PR em parceria com a Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora – MG, é uma das atrações das unidades expositivas da Via Rural da 44.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Nela o visitante pode conhecer a cadeia produtiva do leite, que vai desde a ordenha da vaca até a chegada do leite nas prateleiras dos supermercados.

Segundo o médico veterinário Paulo Hiroki, executor regional do projeto leiteiro Vitória para o Norte do Paraná, da Emater-Paraná, o objetivo da unidade é mostrar todos os elos da cadeia produtiva do leite, incluindo as fases de planejamento, uso de insumos agropecuários, escolha de raças e fase final do mercado consumidor. Para o produtor de leite a Via Rural mostra tecnologia na obtenção de melhores resultados econômicos. Hiroki afirma ainda que a Vitrine procura atingir os diversos segmentos de público visitante da exposição, inclusive crianças e idosos.

Maria Geralda, da Embrapa Gado de Leite, afirma que como o leite e seus derivados têm importantes vitaminas e cálcio para a dieta do ser humano, a unidade oferece uma recepção diferente, voltada para as crianças, com a meta de incentivar o consumo de leite durante a infância. Para ela, na produção de leite com qualidade é necessário realizar todas as fases de forma higiênica e com uso da tecnologia adequada.

Outra fase fundamental no processo industrial do leite demonstrado na Vitrine do Leite é a pasteurização, que consiste em elevar o leite a uma temperatura de 75º C e resfriar rapidamente, visando destruir as bactérias sem eliminar a vitamina C. É também destacada a importância do consumidor em prestar atenção no produto industrializado dentro dos supermercados, olhando a data de fabricação e o prazo de validade, além de verificar a existência do selo de inspeção sanitária do produto.

Para os integrantes do setor leiteiro, a Via Rural programou para o dia 15, quinta-feira, o 9.º Encontro de Produtores de Leite, quando serão discutidos temas como melhoramento do rebanho, higiene na produção, além dos aspectos econômicos da atividade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.