Produção industrial do Paraná sobe 1,7% em junho

O Paraná ficou entre os cinco Estados que apresentaram as melhores taxas de crescimento na produção industrial em junho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice paranaense foi de 1,7% – acima da média nacional, que foi de 0,7%. Também ficaram acima da média brasileira o Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul.
Para atingir o índice, o Paraná apresentou taxas positivas em 11 dos 19 setores pesquisados. Foram decisivos na formação da taxa global positiva paranaense, os bons desempenhos das indústrias de material de transporte (36,9%), mecânica (21,7%) e de produtos alimentares (6,7%). Entre os itens com melhor desempenho destacaram-se as colheitadeiras, caminhões e açúcar cristal.
No resultado dos últimos 12 meses, a indústria do Paraná apresentou uma expansão de 0,1%. Já no acumulado do primeiro semestre do ano, a produção industrial paranaense teve uma performance de -1,6%, acompanhando a média da maioria dos Estados. No Brasil, o acumulado do ano fechou em -1%.
Estados de economias fortes como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco tiveram desempenho negativo tanto no mês de junho como no semestre. De acordo com o IBGE, só se isolaram da turbulência da economia no primeiro semestre Estados cuja economia está baseada na extração de petróleo, papel e papelão, mecânica, fumo e produtos alimentares.

Voltar ao topo