Produção industrial do Paraná aumenta 7,1%, aponta o IBGE

A produção das indústrias do Paraná cresceu 7,1% de janeiro a novembro de 2007, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou entre os três melhores do país, juntamente com Minas Gerais (8,8%) e Rio Grande do Sul (8%). A média nacional foi de 6%.

Ainda segundo o levantamento, o Paraná avançou 6,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Na variação mensal de outubro para novembro, houve queda de 9,1%, recuo também verificado em sete estados e entre as 14 regiões pesquisadas no Brasil pelo IBGE.

Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, mesmo com o resultado negativo na variação mensal da produção industrial paranaense, o Estado apresentou alta de 2,1% na comparação no mês de novembro de 2007 sobre o mesmo período de 2006.

?O Paraná atingiu forte elevação (14,1%) em outubro, decorrente de pedidos para o Natal. Por nossa indústria apresentar um grande segmento de bens de consumo duráveis como automóveis, é normal o setor desacelerar com o fim do ano?, explica o secretário.

De acordo com Moreira Filho, a expansão da produção industrial é um reflexo direto de políticas públicas implantadas pelo governo. ?Ao isentar ou reduzir o ICMS para as empresas, incentivamos a classe empresarial a investir no Paraná?.

Setores

O índice mensal a produção paranaense aumentou 2,1%, em oito das quatorze atividades pesquisadas. Veículos automotores tiveram a maior alta (55,9%). Em seguida, aparecem máquinas e equipamentos (21%) e alimentos (8,4%), impulsionados, em grande parte, pelos avanços na produção de máquinas para colheita e tratores agrícolas.

As maiores quedas vieram de edição e impressão (-46,7%) e refino de petróleo e produção de álcool (-26,9%).

No indicador acumulado no ano (7,1%), nove ramos apresentam taxas positivas, sendo a principal influência de veículos (30,2%), impulsionado, em grande parte, pelos itens caminhões e automóveis.

Voltar ao topo