Produção industrial da zona do euro sobe em agosto

A produção industrial da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) cresceu 0,9% em agosto ante julho, no quarto mês consecutivo de alta, mas caiu 15,4% ante igual período do ano passado, informou a agência de estatísticas Eurostat. Trata-se da menor queda em base anual desde dezembro de 2008 e mostra uma melhora nessa medida desde o declínio anual recorde de 21,3% em abril. Os dados ficaram praticamente em linha com a previsão de economistas, que esperavam alta de 1,1% no mês e recuo de 15,4% em base anual.

A Eurostat revisou o dado mensal de julho para alta de 0,2% ante junho, mas manteve a estimativa de queda de 15,9% ante julho do ano passado. A estimativa original era de queda de 0,3% na produção industrial em julho ante junho. O relatório da agência mostrou crescimento no mês em quatro dos cinco subsetores. A maior alta foi na produção de bens de consumo duráveis, de 4,5%, seguida de aumento de 1,3% em bens de capital. A produção de bens de consumo não-duráveis caiu 0,7% em agosto ante julho.

Entre os países, a produção industrial na Itália aumentou 7,0% em agosto, enquanto a produção na França cresceu 1,9% e, na Alemanha, subiu 1,5%. Os dados se referem à comparação com julho. Na União Europeia (16 países da zona do euro e mais 11 países que fazem parte do bloco mas não adotam o euro como moeda) como um todo, a produção industrial caiu 0,6% em agosto ante julho e recuou 13,5% na comparação anual. As informações são da Dow Jones.