enkontra.com
Fechar busca

Economia

economia

Produção industrial cai em 13 dos 26 ramos investigados em janeiro ante dezembro

  • Por Estadão Conteúdo

A indústria registrou recuo na produção em 13 das 26 atividades pesquisadas na passagem de dezembro de 2018 para janeiro de 2019, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global a produção encolheu 0,8%.

“Lembrando que esse resultado volta para o campo negativo, e, mais que isso, tem como característica esse mês o perfil disseminado de quedas”, ressaltou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Entre as atividades, a influência negativa mais significativa foi de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,3%), revertendo o crescimento de 7,8% acumulado em novembro e dezembro de 2018.

Também houve perdas relevantes nas indústrias extrativas (-1,0%), máquinas e equipamentos (-2,9%), celulose, papel e produtos de papel (-2,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%), outros equipamentos de transporte (-5,1%), couro, artigos para viagem e calçados (-3,2%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-0,5%).

Na direção oposta, impediram uma queda maior na indústria no mês os desempenhos positivos da fabricação de produtos alimentícios (1,5%), bebidas (6,1%), e outros produtos químicos (3,6%). Outros avanços importantes foram observados nos setores de produtos do fumo (23,4%), produtos de metal (3,2%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,7%) e produtos têxteis (4,0%).

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas