Produção de veículos aumentou 27%

São Paulo

  – A produção nacional de veículos cresceu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, alcançando 157,3 mil unidades. O resultado é 7,6% maior do que o de janeiro e 27% superior ao de fevereiro de 2002, segundo a Associação Nacional dos Fabri cantes de Veículos Automotores (Anfavea). No primeiro bimestre, o aumento foi de 22,3%, para 303,4 mil veículos produzidos pelas montadoras instaladas no País, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O total de veículos nacionais e importados licenciados durante o mês de fevereiro cresceu 5,2% em relação a janeiro, para 117,9 mil unidades. Na comparação com fevereiro de 2002, o aumento foi de 20,9%. “O resultado melhorou à custa de muitos subsídios por parte das montadoras, incluindo promoções de financiamento com zero de taxa de juros” afirmou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho. Nos dois primeiros meses deste ano, o total de licenciamentos aumentou 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado, para 229,9 mil veículos emplacados.

Os melhores resultados das montadoras nos primeiros dois meses do ano foram registrados nas exportações. Em janeiro e fevereiro, as remessas do setor alcançaram US$ 650,4 milhões, valor 44,8% superior ao registrado no mesmo período de 2002. Em fevereiro, as vendas externas somaram US$ 372,9 milhões, o que representa um aumento de 34,4% em relação a janeiro e de 44 6% na comparação com fevereiro do ano passado.

Apesar do aumento das vendas em fevereiro, Carvalho acredita que o mercado interno deve permanecer estagnado este ano. A grande aposta da entidade é a exportação. “O aumento das vendas externas nesses primeiros dois meses do ano foi o que impulsionou a produção das montadoras”, disse Carvalho.

Voltar ao topo