Rio de Janeiro – A Região Sul é a única das cinco regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que deverá ter a produção de grãos reduzida, na comparação entre 2008 e 2007. A informação consta do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE.

continua após a publicidade

De acordo com a primeira avaliação da safra nacional de grãos, a produção da Região Sul deverá cair 2,6% neste ano. Ainda assim, o Sul ocuparia o primeiro lugar entre as regiões brasileiras em 2008, atingindo 58,3 milhões de toneladas de grãos, o correspondente a 42,7% de toda a produção nacional.

Segundo o gerente substituto do LSPA, Paulo Monassa, a queda é resultado de uma estimativa menor para a produção de feijão, milho e soja na região. No caso da soja, principal grão produzido no país, a avaliação foi puxada para baixo, devido à influência do fenômeno climático La Niña, com previsão de estiagem para a Região Sul. Os efeitos, contudo, devem ser menores que o esperado.

"A estimativa da soja foi lançada de forma muito conservadora em função de La Niña, mas o que está sendo verificado é uma influência mais branda desse fenômeno climático. Como a área de plantio da soja é muito grande, qualquer aumento nessa cultura acaba acarretando uma produção maior como um todo", disse Paulo Monassa.

continua após a publicidade

Para as demais regiões, há previsão de aumento na produção de grãos. No Centro-Oeste, o crescimento deve ser de 4,2%, atingindo 45,9 milhões de toneladas; no Sudeste, de 2,6%, chegando a 16,3 milhões de toneladas; no Nordeste, de 27,7%, com 12,5 milhões de toneladas; e no Norte, de 6,8%, totalizando 3,5 milhões de toneladas.