Produção de ferro da Vale bate recorde

A forte demanda global por minério de ferro garantiu recorde de produção para a Companhia Vale do Rio Doce no segundo trimestre deste ano, que atingiu, pelo conceito da contabilidade americana US GAAP, 51,516 milhões de toneladas. O volume é 9,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e 10,7% maior em relação ao primeiro trimestre de 2004, informou a empresa.

O conceito de US GAAP engloba participações da companhia que não são aceitas pela contabilidade brasileira. No próximo dia 11, a Vale irá apresentar ao mercado os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre pelos conceitos americano e brasileiro.

No primeiro semestre, a companhia acumula produção de 98 milhões de toneladas de minério, contra 90,5 milhões de toneladas em igual período de 2003, apesar do fechamento da mina de Capanema, no sistema Sul, que produziu 3,124 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2003.

A produção de pelotas, minério com maior valor agregado, subiu 30% no segundo trimestre comparado ao mesmo período de 2003, atingindo 4 milhões de toneladas. O incremento foi possível graças à operação a plena capacidade da planta de São Luiz, no Maranhão, informou a companhia.

O segundo trimestre do ano marcou ainda a entrada da Vale no segmento de cobre, com a inauguração da mina de Sossego, no Pará, quando foram produzidas 60.100 toneladas de concentrado de cobre. A produção média anual prevista é de 140 mil toneladas.

Voltar ao topo