Produção de aço bruto no País cai 42% no 1º trimestre

A produção brasileira de aço bruto caiu 41,5% em março ante igual mês do ano passado, totalizando 1,7 milhão de toneladas. A informação é do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), que anunciou hoje os dados de desempenho do setor siderúrgico referentes a março. De acordo com o instituto, no acumulado do ano, a produção de aço bruto registra queda de 42,1% no primeiro trimestre, ante igual período no ano passado, totalizando 5 milhões de toneladas.

O instituto informou que as vendas em março voltadas para o mercado interno, que exclui as vendas para dentro do parque – ou seja, entre duas usinas -, caíram 37,9% em março ante março do ano passado, totalizando 1,2 milhão de toneladas. Já as vendas para o mercado externo, contabilizadas pelo IBS e já faturadas, caíram 27,2% em março ante igual mês do ano passado, somando 640,2 mil toneladas.

O instituto informou ainda, em seu comunicado, que com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, as exportações brasileiras de aço caíram 2,2% em março, ante igual mês do ano passado, totalizando 533 mil toneladas. Esses dados representam o total já embarcado. O IBS informou que, segundo dados do ministério, as importações brasileiras de aço subiram 7% em março, ante março de 2008, totalizando 163,1 mil toneladas.

Voltar ao topo