Produção da agroindústria cresceu 5% em 2007

A agroindústria brasileira cresceu 5% em 2007, resultado bem superior ao assinalado em 2006 (1,5%), porém, abaixo dos 6% registrados pela indústria nacional, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expansão dos setores associados à agricultura (4,9%), de maior peso na agroindústria, superou a dos vinculados à pecuária (2 8%). O grupo de inseticidas, herbicidas e outros defensivos agropecuários apresentou forte acréscimo (22,6%), em função, principalmente, do seu maior uso nas lavouras de soja, cana-de-açúcar, milho e algodão, as quais apresentaram aumento da safra. O segmento madeira recuou 6,1%.

Em bases trimestrais, a agroindústria sustentou resultados positivos nos quatro períodos de 2007. Após crescer 6,9% no primeiro trimestre, desacelerou no segundo (3,3%) e no terceiro (1,8%), voltando a mostrar maior dinamismo no último trimestre (9,3%) do ano passado.

O bom desempenho da agricultura deve-se às boas condições climáticas e ao acréscimo da utilização de adubos e fertilizantes e defensivos agropecuários, que contribuíram para a safra recorde de grãos em 2007.

Conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a safra de 2007 foi de 133 milhões de toneladas de grãos resultado 13,7% superior ao de 2006 (117,0 milhões de toneladas), e 7% maior do que a até então safra recorde de 2003 (124,3 milhões de toneladas).

Segundo o documento de divulgação da pesquisa, "o crescimento mundial do consumo de alimentos, puxado pelo bom desempenho das economias dos países em desenvolvimento, o uso de produtos agrícolas para produção de combustível, a elevação dos preços internacionais das matérias-primas (commodities) e a crescente inserção dos produtos agropecuários brasileiros no exterior contribuíram para o avanço das exportações".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.