Procon realiza mutirão de audiências

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon-PR) pretende dar uma resposta a todos os processos antigos, ?zerando? o atendimento dentro de dois anos. “Nosso objetivo é que o consumidor apresente a queixa em um dia e no outro já tenha uma audiência de conciliação marcada com o comerciante”, afirmou o coordenador do órgão, Algaci Túlio. Atualmente, cerca de 30 mil processos tramitam no Procon. Para atingir o objetivo, a entidade pretende realizar mutirões de atendimento a cada quatro meses.

O primeiro deles aconteceu ontem na Sociedade Dom Pedro II, no dia em que o Código de Defesa do Consumidor completou doze anos e em comemoração ao Dia do Consumidor, no próximo sábado. O evento, que reuniu cerca de 80 profissionais, entre estagiários e funcionários do Procon e da Secretaria de Justiça e Cidadania, prossegue hoje e termina amanhã. Segundo Túlio, o objetivo é agilizar o atendimento a dois mil processos. Para isso foram disponibilizadas 50 mesas de trabalhos.

Há cerca de dois meses na coordenação do Procon/PR, Algaci fez um balanço de sua gestão. Segundo ele, os resultados positivos já começam a aparecer apesar do temor inicial. “Confesso que quando me deparei com a situação do Procon fiquei receoso. Mas a garra dessa pequena, porém valente equipe, está me ajudando a superar as dificuldades”.

O governador Roberto Requião (PMDB), que inaugurou a Procuradoria no Paraná em 91, compareceu ao evento e destacou o trabalho de Túlio. “As coisas no Procon voltam a funcionar de verdade com Algaci Túlio”.

Municipalização

Atualmente o Paraná conta com 38 Procons municipais. Túlio disse que pretende lutar para que esse número aumente. “Queremos todas as cidades- sedes de comarcas com Procuradorias de Defesa do Consumidor”. Na Região Metropolitana de Curitiba apenas Campo Largo conta um Procon. “Já iniciamos contato com a prefeitura de Araucária e vamos também buscar o diálogo com São José dos Pinhais. Essa é uma de minhas bandeiras” lembrou.

Em 2002 o Procon-PR atendeu 112.154 pessoas, com uma média de 452 atendimentos por dia. O campeão das reclamações continua sendo o setor de telefonia com 9357 reclamantes, seguido pelos serviços bancários com 6831 consumidores que reclamaram. A maioria dos atendimentos foi feito por telefone (60.851), pelo toll-free 0800-41-1512. Foram realizadas 14.203 audiências no ano, em uma média de 57 por dia.

Bom para ambas as partes

Lawrence Manoel

Consumidores e empresários que participaram ontem do primeiro mutirão de atendimentos do Procon saíram contentes. As audiências foram rápidas e a maioria dos casos terminaram em conciliação.

A confeiteira Hilda Peres Macedo e sua filha, a bancária Vanessa Aparecida Costa, saíram felizes da vida com o acordo feito com a Sanepar. Hilda contou que em outubro último entrou com processo no Procon questionando o excessivo valor cobrado em sua conta de água, cerca de R$140,00 mensais. Desde então esperava pela audiência de conciliação, que aconteceu ontem. “Foi muito rápido, em quinze minutos tudo ficou resolvido”, contou Hilda, elogiando a iniciativa de realização do mutirão.

Vanessa explicou o acordo feito. “Como estávamos pagando muito para uma casa com quatro pessoas, foi feito o acordo em que a Sanepar irá fazer uma aferição no relógio marcador d?água, e se necessário, trocá-lo. Os valores que pagamos a mais serão ressarcidos nos próximos meses, já que ficaremos por um tempo isentos da taxa de esgoto”, salientou.

Resolver de maneira rápida pequenos conflitos é uma ação que agrada também aos empresários. O proprietário da Star Fone, Charles Eduardo Ribeiro, saiu de uma audiência elogiando a iniciativa. “Foram cinco minutos e tudo ficou resolvido”, contou. A mesma boa impressão teve o supervisor administrativo da Curitiba Administradora de Créditos para Compra de imóveis, Douglas Ferreira. “Foi ótimo. Agiliza para ambos os lados, em quarenta minutos tudo estava resolvido sobre uma ação que se estendia há três meses”, elogiou.

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