Procon: Eletropaulo deixa 71% das queixas sem solução

A AES Eletropaulo foi a segunda empresa que mais teve reclamações de consumidores não atendidas em 2010, de acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas divulgado hoje pela Fundação Procon-SP, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. Com 71,1% das queixas sem solução, ou 614 das 863 reclamações contra a empresa, a AES Eletropaulo ficou atrás apenas do grupo Santander-Real (79,1%). Danos a equipamentos provocados pelos apagões na capital paulista motivaram a maioria das reclamações.

O número total de reclamações contra a companhia diminuiu em relação a 2009. Tanto que a AES Eletropaulo caiu no ranking geral de reclamações da terceira posição em 2009 para a sexta em 2010. Porém, o total de queixas não atendidas aumentou 35% no período (passou de 52% em 2009 para 71% em 2010). “Nós esperamos uma mudança de atitude da Eletropaulo, para que ela passe, no mínimo, a responder as reclamações dos consumidores”, disse a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.

Os protestos se referem, principalmente, a solicitações de indenização por equipamento danificado em razão de queda de energia; à cobrança de taxa de religação da força sem que o serviço tenha sido, de fato, suspenso; a problemas no envio da fatura e a cortes do fornecimento de energia e inscrição indevida de clientes no cadastro de inadimplentes.

A AES Eletropaulo já recebeu sete autuações do Procon-SP desde 2003. Além disso, já foi multada em R$ 18.014.539,78 pela má prestação do serviço de energia. Para mudar este quadro, a empresa destaca a assinatura de termos de compromisso de redução de queixas, a criação de formulário online para o recebimento de reclamações e a notificação da empresa por meio de ações de fiscalização.

Empresas rebatem

Em resposta ao ranking do Procon-SP, a AES Eletropaulo afirma que o número de reclamações não atendidas corresponde a demandas classificadas como improcedentes. “No entanto, a conclusão apresentada pela empresa a respeito desses casos não foi acolhida pelo Procon”, alega a empresa, em nota distribuída à imprensa.

A AES Eletropaulo informa ainda que conseguiu reduzir o número de reclamações em 36% no ano passado em comparação com 2009 e que, desde 2006, aumenta seus investimentos em 14% ao ano “para promover a melhoria na qualidade do serviço”. “Até 2015, serão investidos mais R$ 3 bilhões em manutenção preventiva e expansão da rede”, afirma a companhia.

Líder no ranking de reclamações não atendidas em 2010, o Santander limitou-se a informar, em comunicado distribuído à imprensa, que busca constantemente aprimorar os serviços para melhor atender os clientes. “Todas as manifestações recebidas são tratadas com prioridade e consideradas desafios e oportunidades para correções e melhorias.”

Voltar ao topo