Procon e supermercados debatem problemas

O Procon-PR, a Apras – Associação Paranaense de Supermercados – e representantes de diversos super e hipermercados de Curitiba estiveram reunidos ontem, para analisar e solucionar as queixas mais freqüentes dos consumidores. O principal problema diz respeito ao não-cumprimento, por parte de alguns estabelecimentos e durante os finais de semana, do termo de compromisso e ajustamento de conduta que coloca à disposição do consumidor uma quantidade nunca inferior a 12 unidades (quilo ou litro) de produtos em promoção.

O termo, que engloba bens não-duráveis como alimentos, produtos de higiene e limpeza, foi firmado em 2002 entre o Procon e a Apras, com o objetivo promover o equilíbrio no mercado de consumo e proteger o consumidor, que é quem adquire ou utiliza o produto como destinatário final.

Segundo o coordenador Algaci Túlio, o setor supermercadista registrou uma queda do índice de reclamações junto ao órgão nos últimos anos, em razão da sua adaptação e ao bom relacionamento com a Associação, ” mais ainda há problemas que requerem atenção, como é o caso em questão. Os fornecedores devem adequar a publicidade relativa às ofertas ao estoque existente. Deve haver bom senso, pois não se justifica uma publicidade maciça quando há um estoque pequeno.”

Entres outros assuntos foram debatidos o não-cumprimento da publicidade do tipo “cobrimos qualquer oferta”; a necessidade de um volume maior de máquinas “tira -teima ” (utilizadas pelos consumidores em caso de dúvida de preços) ; informações mais detalhadas ao consumidor sobre vários preços na gôndola para produtos de uma mesma marca, mas que apresentam especificações diferenciadas -tais como molhos de tomate para pizza, tradicional, etc – ; falta de troco; venda de hortifrutigranjeiros a granel e sem dados sobre a origem, quando a legislação exige que o produto seja colocado à venda embalado.

Joanir Zonta , presidente da Apras, salientou a importância do diálogo entre as duas instituições, que beneficia diretamente o consumidor, e que a entidade buscará , dentro do possível, solucionar os problemas.

Voltar ao topo