Procon alerta sobre compras para os pais

Opções de presentes para o Dia dos Pais não faltam e se a criatividade não está ajudando, o Procon-PR dá dicas e orientações ao consumidor para suas compras. Se o pai é esportista, tênis e camisetas são ótimas sugestões; preocupado com a aparência, perfumes e roupas vão agradar; para os intelectuais e conservadores, livros e CDs de sua preferência. Há opções de eletroeletrônicos e até de caixas personalizadas de chocolates.  

De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Elizandra Pareja, qualquer que seja a escolha, o consumidor precisa tomar alguns cuidados na hora da compra para depois não se complicar. ?Analisar a forma de pagamento é importante nas compras a prazo, bem como saber qual é o juro praticado e o valor final do presente?, alerta ela. ?No caso de utilizar cartão de crédito, o valor a ser cobrado é o preço à vista e quando os pagamentos forem com cheques pré-datados, fazer com que conste na nota fiscal e preencher os cheques nominais à empresa.?

O consumidor precisa estar atento ao adquirir roupas e sapatos, verificando sempre a numeração correta de ambos e se na etiqueta constam os dados referentes à composição do tecido, tamanho, bem como as instruções de lavagem. Pareja alerta para que o consumidor tenha cuidado quanto à qualidade dos produtos e a possíveis defeitos na peça. No eletroeletrônico, o manual, em português, e o certificado de garantia preenchido devem acompanhar a mercadoria.

Nas suas compras, o consumidor deve sempre pedir a nota fiscal da mercadoria, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e estará impossibilitada qualquer reclamação. O prazo de reclamações é de 30 dias para produtos perecíveis como perfumaria, bebidas, etc., e de 90 quando o presente for um tênis, celular ou roupas, por exemplo.

 Se houver algum problema, o consumidor pode se dirigir ao Procon-PR, que fica na Alameda Cabral, 184, no centro de Curitiba ou ao Procon do seu município. Poderá ainda entrar em contato pelo ?Disque Procon? 0800-41-1512 e também solicitar informações pelo ?Procon on-line?, acessando o site na internet www.pr.gov.br/proconpr.

 O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. É preciso trazer cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e também a nota fiscal, recibo ou o ticket de caixa da compra efetuada.

Voltar ao topo