Abastecimento

Problema no gasoduto boliviano não afeta o Paraná

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas), empresa responsável pela distribuição do gás natural no Paraná, informa que o abastecimento do combustível no Estado mantém-se normalizado mesmo após o problema ocorrido em uma válvula do gasoduto Gasyrg, do consórcio boliviano Transierra, que leva o produto até o gasoduto Bolívia-Brasil.

O abastecimento de gás para o Brasil chegou a ser reduzido em 50% na madrugada desta quinta-feira (11), no entanto, no final da manhã, o problema foi solucionado e com isso o houve o retorno do fornecimento de 28 milhões de m³/dia.

Dos 31 milhões de m³/dia de gás natural enviados diariamente ao Brasil, apenas 3 milhões, ou seja 10% do total, continuam comprometidos – quantia que será reduzida das refinarias da Petrobras, conforme o plano de contingência da empresa.

A Petrobras é responsável pela distribuição no Brasil do gás importado da Bolívia e até agora não enviou comunicado às concessionárias estaduais mencionando um eventual racionamento.

Para os 3.712 clientes dos segmentos comercial, veicular, residencial, industrial, de cogeração, geração de energia e de matéria-prima que utilizam o gás natural em sete municípios do Paraná, não houve redução do abastecimento.