Primeiro emprego deverá ser lançado até o início de junho

Brasília

– O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, informou ontem que o programa Primeiro Emprego deverá ser lançado até o início de junho. Ele disse que o governo ainda está discutindo o tamanho do incentivo fiscal que será concedido às empresas. O objetivo do programa é inserir os jovens brasileiros no mercado de trabalho. “Estamos discutindo o estoque de recursos que vamos ter para gastar. Dependendo do volume de recursos, o programa pode ser ampliado mais, ou menos”, explicou. Na avaliação do ministro, a proposta vai atrair principalmente as micros e pequenas empresas. “As grandes devem abraçá-lo pela área da responsabilidade social”, previu.

Jaques Wagner defendeu a criação do programa por projeto de lei, mas ressaltou que a decisão será do Palácio do Planalto. “Se depender da minha vontade, eu prefiro que se respeite o Congresso. Não vejo por que atropelá-lo”, defendeu. O ministro destacou que será necessário um acordo com as duas Casas do Legislativo para se dar celeridade à tramitação. “Se ele (o projeto) tiver uma tramitação como os outros projetos normais, estaremos rebaixando o Primeiro Emprego a um nível que ele não merece.”

O ministro evitou fixar metas, mas disse esperar que no primeiro ano do programa sejam criados mais de 200 mil empregos. “Mas isso vai depender do trabalho de convencimento e das adesões dos empresários.”

Voltar ao topo