Primeira inflação do ano ficou em 1,21%

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) – que levanta a inflação para famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos – referente ao mês de janeiro ficou em 1,21% em Curitiba, segundo divulgou ontem o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O grupo que apresentou maior influência foi o de Saúde e Cuidados Pessoais, com alta de preços da ordem de 5,88% o que representou uma contribuição em pontos percentuais de 0,6016 no índice geral. Os grupos Alimentos e Bebidas e Artigos de Residência apresentaram quedas de preços de 0,68% e 1,79% respectivamente.

As variações de preços dos itens que mais contribuíram no índice geral, pela ordem da maior para menor contribuição, foram Álcool combustível (17,31%), Tomate (-62,07%), Plano de Saúde (7,33%), Automóvel de Passeio e Utilitário Usado (1,64%), Curso Fundamental de 1.ª a 8.ª séries (8,34%).

Alimentos e bebidas

O grupo de alimentos e bebidas apresentou queda de 0,68% no mês de janeiro. Os itens que mais contribuíram para esse resultado foram as baixas nos preços de: tomate (62,07%) – item este com maior contribuição negativa no índice geral -, frango inteiro resfriado (12,63%), ovo de galinha (15,88%), refeição de almoço e jantar (0,97%), cebola (24,11%) e café em pó (2,37%). Com alta, destaca-se batata inglesa (19,35%).

Habitação

Este grupo apresentou alta de 0,58%, destacando-se os itens condomínio, com queda de 3,17%, imposto predial IPTU, com alta de 5,11% e aluguel de moradia, com alta de 0,91%.

Artigos de residência

Este grupo apresentou redução média de preços de 1,79% no mês de janeiro. As principais influências foram: microcomputador (-8,30%), móvel para sala, mesa e cadeiras (-11,23%), móvel para quarto, armário (-5,78%), videocassete (-7,81%), móvel para sala, estofados e mesinha (-5,36%) e móvel para copa e cozinha (-4,14%).

Vestuário

O setor teve uma alta de 0,41%. Nenhum item em especial se destacou com influência no índice geral.

O grupo Transporte e Comunicação apresentou alta de 1,21%. Os itens que mais contribuíram na ordem da maior para a menor contribuição foram: álcool combustível (17,31%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,64%), seguro voluntário de veículo (-12,50%) e conserto de veículos (2,59%).

Saúde e cuidados pessoais

A variação de 5,88% fez deste grupo o de maior influência em todo o índice. Os principais responsáveis para este resultado foram os medicamentos (12,14%) item com maior contribuição no índice geral e plano de saúde (7,33%).

Despesas pessoais

Este grupo apresentou alta de preços da ordem de 2,90%. Para este resultado, as maiores influências foram: curso fundamental 1.ª a 8.ª série (8,34%), ingresso de futebol (45,53%), excursão turística (10,54%) e brinquedos e jogos (7,45%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.