O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, está reunido nesta quinta-feira, 14, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), na residência oficial da Presidência da Câmara. Segundo apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, eles discutem as estratégias para anunciar o adiamento da votação da reforma no Congresso Nacional para fevereiro de 2018.

continua após a publicidade

Padilha assumiu as negociações nesta quinta em razão da ausência do presidente Michel Temer, que segue internado em São Paulo, após passar por procedimento cirúrgico nessa quarta-feira, 13.

continua após a publicidade

O ministro da Casa Civil tem falado com Temer por telefone constantemente. A previsão é de que o anúncio oficial do adiamento da votação seja feito nesta sexta-feira, 15, ou na próxima segunda-feira, 18, dependendo de quando o presidente receber alta médica.

continua após a publicidade

Na quarta, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), se antecipou a Maia e anunciou que a reforma da Previdência só será votada em fevereiro do próximo ano. O anúncio, antecipado pelo peemedebista ao Broadcast, provocou queda da Bolsa e alta do dólar e gerou saia-justa para equipe econômica e lideranças governistas, que só pretendiam anunciar a decisão nesta quinta-feira.

“Só vota Previdência em fevereiro. Está conversado entre o Rodrigo e o Eunício. Estamos esperando apenas o presidente (Michel Temer) chegar (de São Paulo) para fechar o acerto”, disse Jucá em entrevista ao Broadcast minutos após descer da mesa diretora do plenário da Câmara, onde teve conversa de pé de ouvido com Maia para falar sobre o assunto. Após a entrevista, Jucá distribuiu nota e convocou coletiva de imprensa para comunicar a decisão.