Prévia aponta inflação de 1,11% em Curitiba

A terceira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aponta inflação de 1,11% em Curitiba. A inflação medida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) foi levantada nos últimos 30 dias terminados em 23 de agosto. Segundo a diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, esse é o maior índice das últimas sete quadrissemanas.

De acordo com Sachiko, mais uma vez o grupo “Transporte e Comunicação” foi o que mais pressionou o índice, fazendo com que a inflação subisse. “?Transporte e Comunicação” apresentou alta de 3,24% em seus preços, contra 2,32% calculado na segunda prévia. A alta representa uma contribuição de 0,78 ponto percentual para o IPC”, analisou.

A diretora ressaltou que se o grupo permanecesse estável, o índice da terceira quadrissemana teria ficado em 0,33%. A pesquisa do Ipardes aponta ainda que a inflação só não foi maior na terceira quadrissemana de agosto devido a variação negativa do grupo “Despesas Pessoais”, que apresentou queda nos preços na ordem de 0,97%.

Os itens com elevação de preços que mais contribuíram para a composição do IPC apresentaram as seguintes variações: álcool combustível (23,91%); gasolina (8,98%); energia elétrica residencial (6,09%); automóvel de passeio e utilitário usado (1,59%); serviços de telefonia residencial (5,37%); plano de saúde (4,84%); e batata-inglesa (31,76%); e com queda nos preços, casas noturnas (-15,85%) e excursão turística (-17,85%).

Voltar ao topo