Prevenção em perdas tem novo campeão

O campeão das perdas de colheita da soja desta safra no município de Ibiporã é o operador de colhedora Cristiano Domingos Crussinsk, com a média de 0,18 saca por hectare. Esse resultado foi divulgado na noite da última sexta-feira, dia 27, durante a solenidade de encerramento do concurso da 4a. Campanha Prevenção de Perdas na Colheita, realizada na sede da Associação dos Funcionários Municipais.

Para o coordenador-geral do concurso e da campanha, engenheiro agrônomo Iolder Colombo, da Unidade Municipal da Emater-Paraná, 260 sojicultores de Ibiporã cultivaram nesta safra 2002/2003 mais de 16 mil hectares de soja. A colheita foi feita por 56 colhedoras – 30 máquinas do próprio município e 26 de prestadores de serviço de municípios vizinhos.

As máquinas alugadas chegaram à média de 0,76 saca por hectare, enquanto que as dos produtores do município baixaram as perdas para 0,56 saca por hectare. A perda média do país é de 2,1 sacas hectare. A do Paraná é 1,1 sacas por hectare e a perda técnica aceitável pela Embrapa-Soja, que desenvolveu a tecnologia de prevenção, é de 0,75 sacas por hectare.

A solenidade de premiação contou com o apoio do governo do Paraná, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Programa Paraná 12 Meses. Foi presidida pelo secretário municipal de agricultura, Luiz Karimata, e teve 193 participantes inscritos. Dentre eles, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimentio, Gil Abelin, a gerente regional de Negócios da Emater-Paraná Marli Alcântara Parra Peres e do vice-prefeito de Ibiporã Alberto Bacarin.

Cristiano Domingos Crussinsk, 27 anos, casado com Eliane e pai de Egor, mora e trabalha desde 1996 no Sítio Roseira, localizado na comunidade Água das Abóboras e de propriedade de Hamilton Sike Kojima. Dos 135 alqueires de soja, o campeão colheu os 55 alqueires inscritos no concurso, utilizando uma colhedora SLC6200. Sua média de 0,18 sc/ha garantiu o 1.º lugar na classificação e recebeu como prêmio um televisor colorido de 29 polegadas.

Voltar ao topo