Preste atenção a preços e qualidade dos produtos

No período de Carnaval, bares, lanchonetes, restaurantes e supermercados ficam lotados. Por isso, é conveniente redobrar a atenção ao adquirir e consumir alimentos. Para tanto valem algumas recomendações do Procon-PR, que são úteis não somente para este período, mas para o ano todo.

Em primeiro lugar, prestar atenção às condições de higiene dos estabelecimentos e dos atendentes, mesmo antes de entrar no local. Depois verificar se em bares, lanchonetes e restaurantes uma cópia do cardápio, com o preço dos serviços e refeições ofertadas, está afixada em uma das portas de entrada do estabelecimento, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

“Se estas precauções iniciais forem atendidas,” explica o Coordenador Algaci Túlio, “o consumidor precisa estar atento quando vier a conta e conferir o valor total dos itens consumidos, sendo que o couvert artístico só pode ser cobrado por lugares que tenham música ao vivo ou apresentações artísticas a cada quatro horas de funcionamento.

Cuidados

Ao adquirir um alimento, o consumidor deve verificar as condições em que ele se apresenta, pois o alimento estragado ou deteriorado tem gosto e cheiro diferentes do normal. Ler com atenção as informações escritas nas embalagens antes de fazer a compra é outra orientação. Os rótulos das embalagens devem conter os dados em letras legíveis, informando, entre outros, a data de fabricação, prazo de validade, composição, peso , modo de usar, origem e fabricante.

Guarde sempre a nota fiscal ou ticket de caixa, pois este é documento essencial para que seja feita a troca do produto, abrir reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor ou vigilância sanitária, no caso do produto adquirido provocar uma intoxicação.

Voltar ao topo