Pressão sobre o dólar está superada

O presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, classificou ontem como “positivo” o recuo na cotação do dólar nos últimos dias. “São vários sinais positivos. É o que nós estávamos querendo e vem como um incentivo a mais para continuar nessa linha que o novo governo está sinalizando”, disse Fraga, acrescentando: “Estou com muita esperança de que esse clima difícil que nós estávamos vivendo vai ficar para trás.”

Fraga comentou também sobre o risco país e observou que esse indicador também deu sinais positivos nos últimos dias. “Nosso prêmio de risco chegou a 2.400 pontos. Agora estamos em 1.400 pontos. Ainda é muito alto, mas é menor do que o patamar anterior. É essa posição (de recuo) que temos de consolidar”, disse Fraga.

As declarações do presidente do BC foram feitas no Museu Histórico Nacional, centro do Rio, durante o lançamento de moedas comemorativas do Pentacampeonato Mundial do futebol brasileiro, confeccionadas pela Casa da Moeda a pedido do Banco Central. O evento fez com que Fraga fizesse várias analogias entre a economia brasileira e o futebol do País. “A economia é como futebol. A gente nunca pode ficar tranqüilo. A gente tem que ficar de olho na situação.”

Ainda comparando futebol com economia, Fraga afirmou estar confiante em relação à formação da equipe econômica do novo governo. “Estou confiante. Mas a gente tem de ter confiança com o olho na bola”, disse. Ele reiterou que os sinais de melhora no mercado “são excelentes” e reflexo de que o trabalho realizado pela equipe de transição “está sinalizando que vai dar tudo certo”.

O presidente do BC negou que o atual “time” que está sendo formado pelo futuro ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e pelo futuro presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seja parecido com o de sua gestão. “Não, cada um tem seu molho. Também é como futebol. Não tem dois times iguais, mas não quer dizer que o time não seja bom”, afirmou. Fraga considerou ainda que a nova equipe econômica tem de agir “como no futebol, tem que jogar 90 minutos, jogar, jogar, jogar. E eu sinto esta disposição (na nova equipe)”.

Voltar ao topo