Presidente norte-americano diz estar confiante com o dólar

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse durante uma entrevista à rede de televisão americana CNBC que está confiante que o dólar – que vem registrando perdas acentuadas nos mercados de moedas – vai manter seu vigor no longo prazo. "Eu estou confiante no vigor no longo prazo do dólar e no vigor no longo prazo de nossa economia", disse Bush em um trecho da entrevista para o programa "Kudlow & Company" da CNBC.

Nesta sexta-feira (14) o nervosismo do mercado foi exacerbado pelos temores de baixas contábeis maiores de instituições financeiras, o que levou a uma liquidação do dólar. A moeda norte-americana caiu para a mínima em 13 anos contra o iene, para 98,89 ienes. O dólar também caiu para a mínima histórica contra o franco suíço, para abaixo da paridade a 0,9971 franco por dólar. E o euro subiu para nova máxima recorde a US$ 1,5690.

Bush disse no início da semana que "absolutamente" gostaria de ver um dólar mais forte, uma nova linguagem que levou alguns a acreditarem que a administração estava recalibrando sua retórica para a moeda. O presidente, porém, descartou essa interpretação ao dizer: "Não, não, não. Este é o problema com esta retórica sobre a política do dólar. Se eu colocar até mesmo uma vírgula em contraposição a um período, as pessoas sugerem uma mudança. Nossa política não mudou".

Crise

Falando horas depois de o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e o JPMorgan Chase concordarem em socorrer em conjunto o cambaleante banco de investimentos Bear Stearns, Bush disse que é importante neste momento "mostrar ao mundo" que os EUA não vão criar um ambiente regulatório que venha a dificultar a recuperação do mercado. "Em outras palavras, não vamos reagir sobre este momento com leis desnecessárias", acrescentando que os EUA continuarão abertos para transações e investimentos.

Bush repetiu sua oposição a uma intervenção governamental que tornaria mais dura a recuperação do mercado de moradia dos EUA. Ele foi evasivo quando questionado sobre a proposta para aumentar o poder da Administração Federal de Moradia para garantir hipotecas. "Ouçam, eu estou aberto a novas idéias, mas não estou aberto a idéias que vão tornar mais difícil para o mercado a recuperação", disse.

Inflação

Questionado sobre a inflação em alta, Bush disse que o Fed está atento aos preços. "Eu tenho toda a confiança em Ben Bernanke (presidente do Fed). Eu penso que ele está fazendo um trabalho muito bom durante estes momentos difíceis", disse. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo