A montadora japonesa Toyota Motor disse nesta segunda-feira que seu presidente, Akio Toyoda, dará entrevista coletiva na próxima quarta-feira para falar sobre “o progresso dos recalls do Prius e de medidas de controle de qualidade” anunciadas recentemente pela companhia. A empresa também planeja começar a reparar o sedã de luxo Lexus HS250h e o sedã compacto Sai, ambos híbridos, no Japão ainda esta semana, segundo a agência de notícias Kyodo News.

A companhia japonesa anunciou nos últimos meses um recall de mais de 8 milhões de carros no mundo inteiro por causa de problemas no acelerador. Na semana passada, a montadora expandiu os chamados em 400 mil, por causa de falhas no freio relatadas nos modelos híbridos Prius, Lexus HS250h e Sai.

Toyoda, neto do fundador da companhia, pediu desculpas publicamente em entrevistas coletivas anteriores e planeja voar em breve para os EUA, onde a companhia enfrenta uma investigação do Congresso e uma série de processos judiciais. A Toyota suspendeu a produção de dois modelos híbridos no Japão na semana passada, mas retomará a produção assim que os recalls estiverem em andamento, informou a Kyodo. As informações são da Dow Jones.