O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou na Coreia do Sul para dois dias de encontros, que têm como objetivo acelerar ainda mais uma relação econômica com Seul.

continua após a publicidade

A Coreia do Norte expressou claramente a insatisfação antes da visita de Xi com uma série de testes com mísseis, sendo o último realizado ontem. O governo de Pyongyang ameaçou nesta quinta-feira conduzir novos testes.

Os presidentes chineses tradicionalmente têm preferido Pyongyang a Seul como a primeira parada em viagens à península coreana. A escolha de Xi simboliza a crescente influência chinesa no sul da fronteira entre as Coreias.

Durante o encontro com a presidente Park Geun-hye, há a expectativa de que sejam anunciados vários acordos. O escritório presidencial de Seul afirmou que um dos temas em questão será a negociação direta entre won e yuan. Os governantes também irão conversar sobre como acelerar as negociações para um acordo de livre comércio.

continua após a publicidade

Xi está viajando com uma delegação de 250 executivos, incluindo nomes como Jack Ma, fundador do império do comércio eletrônico Alibaba, e Robin Li, presidente da ferramenta de buscas Baidu. A Câmara do Comércio da Coreia do Sul afirmou que essa será a maior delegação de executivos estrangeiros a visitar o país. Fonte: Associated Press.