Prêmios reconhecem desempenho da Copel

O desempenho da Copel em diversos setores este ano tem sido destacado e reconhecido sob a forma de premiações, dentro e fora do país. A lista contém prêmios por projetos nas áreas de responsabilidade social e promoção da cidadania, em inovação tecnológica, telecomunicações e gestão empresarial.

“São frutos do trabalho de recuperação da Copel que realizamos em cumprimento à missão recebida do governador Roberto Requião, contando com o apoio e entusiasmo de todos os empregados”, definiu o presidente da companhia, Paulo Pimentel. “Nosso objetivo é recolocar a empresa na condição de referência dentro do setor elétrico nacional e devolver-lhe a atribuição de carro-chefe dos projetos de desenvolvimento econômico do Paraná, de melhoria da qualidade de vida da população e de impulsionadora das novas tecnologias.”

Segundo Pimentel, esses objetivos resumem as razões que levaram os paranaenses a se posicionar contra a tentativa de privatização da Copel no governo passado. “Com certeza o ganho estratégico para o Estado, ao conservar o controle da sua empresa de energia, não se compara a qualquer quantia que alguém pudesse oferecer por ela.” A empresa completou recentemente 49 anos de existência.

Cidadania e tecnologia

As ações de responsabilidades da Copel, em especial os programas voltados à inclusão social e ao incentivo ao trabalho voluntário de seus empregados, valeram-lhe a premiação conferida pelo International Council for Caring Communities, entidade não-governamental vinculada à ONU Organização das Nações Unidas e o recém-conquistado selo Casem, outorgado pela Associação Comercial do Paraná a empresas paranaenses com atuação relevante no âmbito comunitário.

No segmento de inovações tecnológicas, a Copel recebeu em San Diego, na Califórnia, o prêmio internacional Special Achievement in GIS por seu trabalho na gestão de sistemas de informações geográficas, que agrega e combina itens de diferentes bases de dados para produzir “mapas digitais inteligentes”, georreferenciados, em três dimensões e com uma quantidade enorme de aplicações.

No Brasil, a distinção veio na etapa regional do Prêmio Finep, categoria “Processo”, pelo trabalho de desenvolvimento de bancos reguladores de tensão de trecho reversível uma inovação que além de ajudar a melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente, pode significar economia para a Copel. O sistema foi idealizado por uma equipe de técnicos da empresa em União da Vitória e vem sendo testado em alguns circuitos de distribuição no município, com resultados plenamente satisfatórios.

Tensão estável

Bancos reguladores são equipamentos conectados aos circuitos de distribuição em alta tensão cuja função é manter a voltagem estabilizada em padrões adequados, evitando as oscilações. Normalmente, esses equipamentos atuam seguindo o fluxo normal da energia pela linha, a partir da sua origem. Só que na eventualidade de uma manobra operacional para isolar um trecho defeituoso da rede, por exemplo, esse fluxo pode vir a ser alterado e deixar o circuito temporariamente sem a proteção dos reguladores.

O sistema desenvolvido pela Copel e premiado pela Finep supre essas contingências ao permitir que os reguladores de tensão atuem independentemente da localização da fonte e do sentido do fluxo da eletricidade. “Estamos estudando e aprimorando este projeto dos reguladores reversíveis desde 1997”, conta Ricardo Warnk, da equipe de Manutenção de Redes de Distribuição da estatal em União da Vitória. “Temos três desses equipamentos operando e os resultados têm sido muito animadores”, completa.

Telecomunicações e gestão

O desempenho da Copel no segmento de telecomunicações valeu-lhe a premiação como Empresa Destaque do Ano na avaliação do Anuário Telecom, publicação especializada do setor. Atuando na área de serviços corporativos, a estatal foi escolhida com base em análises comparativas dos seus indicadores econômicos e financeiros. Além do destaque no seu setor, a Copel foi classificada em 46.º lugar na lista das 100 maiores empresas brasileiras de telecomunicações.

E no seu negócio principal, a energia elétrica, a empresa recebeu o Prêmio Abradee 2003 na categoria Qualidade da Gestão, conferido pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica. Esse prêmio reconhece e destaca a Copel entre as 64 concessionárias de distribuição que atuam no país, como a que adota as melhores e mais inovadoras práticas gerenciais. Nessa avaliação, é grande a influência de critérios como a eficiência dos processos internos de gestão e as ações de responsabilidade social.

Maior do Paraná

Pelo seu desempenho empresarial, a Copel foi apontada mais uma vez como a maior companhia do Paraná, figurando na relação “Grandes e Líderes 2003” da revista Amanhã, publicação especializada em economia e negócios, sediada em Porto Alegre. A avaliação do porte e resultados obtidos pelas empresas para a classificação na listagem é feita pela Price, Waterhouse & Coopers, uma das instituições de auditoria independente de maior conceito em todo o mundo.

Marca

A Copel foi anunciada recentemente, pela terceira vez consecutiva, como a marca de grande empresa mais lembrada pelo público paranaense na pesquisa Top of Mind. A iniciativa é também da revista Amanhã, em parceria com o Instituto Bonilha de Pesquisa.

O percentual de menções obtido pela Copel foi quatro vezes maior que o da marca que ficou em segundo lugar, evidenciando uma respeitável primazia em termos de retenção. “Atribuo o resultado ao elevado conceito dos serviços prestados e à credibilidade que o nome Copel tem diante do público”, avalia o coordenador de marketing da Companhia, Marcus Vinícius de Oliveira. “Claro que temos a vantagem de estar todo o tempo ao lado do cidadão, provendo seu conforto. Mas se os serviços da empresa não fossem bons e eficientes, seu nome não seria mencionado num contexto positivo.”

A marca da Copel, os raios estilizados em cor laranja idealizados pelo designer Jorge de Menezes, está completando 30 anos de uso e é um dos símbolos de maior visibilidade no Paraná graças à presença da Companhia em todo o Estado desde os grandes centros urbanos até as mais remotas localidades.

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