Premier chinês diz que crise americana afeta a todos

A crise que está atingindo o setor financeiro norte-americano terá um impacto nas economias de todo o mundo, inclusive na da China, afirmou neste domingo (28) em uma entrevista o premiê chinês, Wen Jiabao. Segundo ele, uma desaceleração na economia norte-americana afetaria as exportações chinesas. Jiabao acrescentou ainda estar preocupado com a segurança do capital chinês aplicado nos EUA.

No entanto, ele afirmou acreditar que se o problema for abordado rapidamente, será possível resolvê-lo, e que espera que isso aconteça o mais rápido possível.

A China possui uma grande quantidade de títulos do Tesouro norte-americano e há preocupações de que o país teria menos interesse em continuar comprando dívida americana no futuro. Emissões adicionais são esperadas para ajudar a financiar os planos recentes e os que virão para resolver a crise no setor financeiro. Wen recusou-se a dizer se tais compras diminuiriam, mas afirmou ser importante que os países resolvam a crise juntos. As informações são da Dow Jones.