O índice de preços das importações nos EUA caiu 0,5% em junho, em comparação com maio, informou o Departamento do Trabalho. A queda foi a primeira em um ano e foi menor do que a de 0,7% prevista pelos economistas consultados pela Dow Jones.
O dado de maio foi revisado para mostrar alta de 0,1%, em vez de 0,2% como calculado inicialmente. Em relação a junho do ano passado, o índice de preços das importações subiu 13,6%, a maior alta anual desde agosto de 2008.
Os preços dos combustíveis importados caíram 1,6% no mês passado, no segundo declínio consecutivo e o maior desde junho do ano passado. O petróleo também recuou 1,6% ante maio, embora seu preço tenha aumentado 49,8% em relação a junho de 2010.
Excluindo petróleo, o índice de preços das importações teve queda mensal de 0,2% em junho, o primeiro declínio desde julho do ano passado. Os custos da importação de alimentos e bebidas registraram o maior recuo desde fevereiro de 2009, de 1,9%.
Por regiões, os preços das importações da China subiram 0,1%, resultando em uma alta anual de 3,1%, que foi a maior em mais de dois anos e meio. O custo dos produtos importados da União Europeia aumentou 0,1% em junho ante maio. No entanto, os preços do Canadá caíram 1,0% em junho e os do México diminuíram 2,2%. As informações são da Dow Jones.