Preços ao produtor sobem 0,8% em abril nos EUA

Os preços ao produtor norte-americano continuaram subindo em abril, refletindo a aceleração dos custos no segmento de energia. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que avalia quanto a indústria de manufatura e os atacadistas pagam por bens e matérias-primas, subiu à taxa sazonalmente ajustada de 0,8% em abril, em comparação com o mês anterior, informou o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Em março, o PPI subiu 0,7% em relação a fevereiro. O núcleo do PPI, que exclui preços de setores voláteis como alimentos e energia, subiu 0,3% em abril ante março. Economistas previam alta de 0,7% do índice cheio e de 0,2% do núcleo. A alta de abril foi provocada principalmente pela elevação dos custos de energia, que subiram 2,5% em abril. Isoladamente, os preços da gasolina aumentaram 3,6%.

Em relação a abril do ano passado, o PPI subiu 6,8%, a maior alta anual desde setembro de 2008, quando o índice avançou 8,8%. O núcleo do PPI registrou alta anual de 2,1% em abril, a maior desde agosto de 2009, quando o índice subiu 2,3%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo