Preços ao consumidor sobem 0,5% em abril na Itália

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Itália subiu 0,5% em abril, na comparação com março, e avançou 2,6% em abril ante o mesmo mês do ano passado, confirmando os dados preliminares da agência nacional de estatísticas, a Istat. O avanço anual foi o maior desde novembro de 2008.

O CPI harmonizado – que é a referência usada pelo Banco Central Europeu (BCE) – subiu 2,9% no ano e 1,0% no mês em abril. O dado harmonizado foi revisado em baixa ante o cálculo inicial de 3,0% no ano e 1,1% no mês. Já o núcleo da inflação de abril – que exclui itens voláteis como energia e alimentos frescos – teve alta de 1,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado, após avanço de 1,7% em março.

O déficit comercial da Itália, por sua vez, se ampliou para 3,94 bilhões de euros (US$ 5,55 bilhões) em março, em dado não ajustado, em comparação com 1,69 bilhão de euros no mesmo mês do ano passado, informou a Istat. O país não registra superávit comercial desde julho de 2009.

O resultado de março foi puxado por um déficit de 5,37 bilhões de euros no setor de energia. Em termos ajustados, o déficit comercial italiano somou 4,19 bilhões de euros, ante 2,08 bilhões de euros em março de 2010. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo