Preços altos limitaram crescimento dos serviços prestados às famílias, diz IBGE

A escalada nos preços dos serviços está afastando os consumidores. O segmento de serviços prestados às famílias teve crescimento nominal de 4,4% em novembro de 2014 ante novembro de 2013, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta quinta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro, a alta foi de 6,8%; em setembro, de 7,7%.

“Os serviços prestados às famílias vem apresentando desaquecimento. Apesar de o rendimento ter aumentado, as famílias não estão se direcionando para esse segmento. Isso indica que os preços estão afetando essa decisão de não consumir esses serviços”, avaliou Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Saldanha chamou atenção para a alta de 2,7% na renda média do trabalhador em novembro de 2014, em comparação com novembro de 2013. A massa de rendimentos pagos aos ocupados também subiu 3% no período.

“Mas esse crescimento não se refletiu no consumo de serviços”, apontou. “A gente acredita que as famílias em geral estão mais seletivas em relação ao consumo especialmente de serviços de alojamento e alimentação”, acrescentou. Em novembro de 2014 ante novembro de 2013, o subsetor de serviços de alojamento e alimentação teve alta de 4,7% (ante elevação de 8,5% em outubro), enquanto o de outros serviços prestados às famílias aumentou 2,4% (ante queda de 3,5% em outubro).

Voltar ao topo