Preço das importações sobe 1,4% em fevereiro nos EUA

Os preços das importações norte-americanas subiram mais que o esperado em fevereiro, puxados pelos custos de energia, bens industriais e alimentos. Segundo informou hoje o Departamento do Trabalho, o preço dos bens importados pelos Estados Unidos subiram 1,4% em fevereiro ante janeiro. Na mesma base de comparação, os preços haviam avançado 1,3% em janeiro ante dezembro – dado revisado ante a alta de 1,5% anunciada originalmente.

Em cinco meses até fevereiro, os preços das importações subiram 7%. Economistas esperavam que os preços dos bens importados em fevereiro crescessem 0,9%. Já os preços das importações de petróleo avançaram 3,7% em fevereiro ante janeiro e 20,6% em relação a fevereiro do ano passado. Excluindo petróleo, os preços dos bens importados avançaram 0,6% em relação a janeiro e 3,6% em relação a fevereiro de 2010.

Os preços das importações de alimentos, sementes e bebidas subiram 0,8% em fevereiro ante janeiro e 15,8% em relação a fevereiro do ano passado – a maior alta anual desde que os dados começaram a ser compilados, em 1977. O custo dos bens e das matérias-primas industriais subiram 3,1% em fevereiro, com a aceleração nos custos de metais e produtos químicos. Os bens de consumo importados, excluindo automóveis, subiram 0,2% em fevereiro, após alta de 0,3% em janeiro. Regionalmente, os preços das importações da China subiram 0,4% em fevereiro, enquanto os custos relacionados ao México avançaram 1,1%. No caso da União Europeia, houve alta de 0,5%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo