Preço da gasolina não vai mudar no curto prazo

Vitória – A Petrobras não pretende mexer no preço da gasolina a curto prazo, a não ser que haja alterações relevantes no mercado internacional de petróleo. O presidente da estatal, José Eduardo Dutra, disse que, ao contrário de análises independentes, a Petrobras entende que o preço da gasolina no Brasil está equiparado à cotação internacional do combustível.

“Por isso a Petrobras não vai baixar o preço da gasolina hoje, com o barril de petróleo a US$ 29”, declarou. Quando questionado se esse “hoje” significava o dia 14 de julho ou a curto prazo, ele respondeu: “Não podemos ter um preço à mercê da volatilidade do mercado. Temos de ter um preço que dure pelo menos dois ou três meses.”

Perguntado se seria o prazo adequado para manutenção do preço atual da gasolina, Dutra foi evasivo. “O que eu disse não é uma definição de prazo, mas uma explicação de que o preço não pode ser alterado a cada dia em função da volatilidade do mercado”, explicou.

O mercado esperava uma queda do preço nas últimas semanas – a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff chegou a dizer, por duas ocasiões, em Minas Gerais e em Brasília, que ela ocorreria. Mas o governo voltou atrás e decidiu aguardar a situação do mercado internacional se estabilizar. A justificativa dada à época foi a greve dos trabalhadores do setor de petróleo na Nigéria, que elevou a cotação do produto no mercado externo.

Refinaria

Na viagem a Vitória, onde foi assinar convênios com o governo estadual e encontrar-se com funcionários da companhia, Dutra disse que, até o início do ano que vem, a Petrobras decide onde vai construir a nova refinaria de petróleo entre os 12 estados que se candidatam a recebê-la. O Espírito Santo é um dos estados que pleiteiam o investimento.

Segundo Dutra, um critério fundamental será a participação de parceiros privados e, nesse sentido, o Espírito Santo, o Ceará (que acena com um parceiro saudita) e Pernambuco (com a PDVSA) levam alguma vantagem, segundo o presidente da Petrobras.

No Espírito Santo, a Petrobras pretende investir US$ 600 milhões em 2003. Dutra disse que o novo campo anunciado na sexta-feira entre o município de Vitória e a Foz do Rio Doce vai representar um aumento na produtividade do estado, que até 2009 poderá estar produzindo 300 mil barris/dia. Hoje a produção é de 44 mil barris.

Voltar ao topo