Os deputados estaduais aprovaram três mudanças em relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2012. Proprietários de veículos com débitos pendentes dos exercícios anteriores terão o parcelamento reduzido de dez para cinco parcelas, para manter coerência com o número de cotas para pagamento do exercício corrente. Mas a boa notícia é a anistia total para os devedores de IPVA até 31 de dezembro de 2006. Com o perdão para donos de 26.430 veículos, o governo deixará de arrecadar R$ 14,3 milhões.

continua após a publicidade

A proposta aprovada em plenário também aumenta de 125 para 155 CV (cavalo-vapor) a potência do motor em relação ao veículo sujeito à isenção para os portadores de deficiência física, ampliando as opções de veículos que podem ser mais facilmente adquiridos por eles. Para o IPVA 2012, a Assembleia manteve o desconto de 5% e a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes, sendo a parcela única ou a inicial com vencimento em fevereiro.

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), as alíquotas praticadas no Paraná não sofrerão mudanças: 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões. Em São Paulo, por exemplo, o valor médio é de 4%. Com uma frota de 3,8 milhões de veículos tributados, o Estado espera arrecadar R$ 1,9 bilhão com IPVA em 2012, o que representaria um crescimento de 7,7% em relação à receita deste ano. Do total de recursos arrecadados, 50% pertencem aos municípios de domicílios dos proprietários, informa a Sefa. Estão isentos os deficientes físicos, visuais e mentais.

Após uma pesquisa no Paraná, a Fipe apontou uma desvalorização média de 6% para veículo usado nacional. Mas a redução do valor base depende do modelo e do ano de fabricação. Segundo a Sefa, por exemplo, um Celta 2 portas ano de fabricação 2007 terá queda de 3%, enquanto um veículo Fox 1.0 ano de fabricação 2008 vai baratear 7%. 

continua após a publicidade