enkontra.com
Fechar busca

Economia

economia

Powell, do Fed, discute economia com Trump durante jantar na Casa Branca

  • Por Estadão Conteúdo

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, jantou na noite de segunda-feira (04) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin, na Casa Branca.

Powell tem sido frequente alvo de críticas de Trump desde meados do ano passado. Ao longo de 2018, o Fed elevou suas taxas básicas de juros em quatro ocasiões, levando Trump a consultar assessores sobre a possível demissão de Powell.

Trump não se reunia com Powell desde que o avaliou para a liderança do Fed, em novembro de 2017. Powell assumiu o comando do BC americano há um ano.

O vice de Powell no Fed, Richard Clarida, também participou do jantar de ontem. Segundo o Fed, Trump os convidou para discutir sobre economia.

Na semana passada, Powell afirmou que o Fed será paciente antes de fazer novos ajustes em sua política monetária, sugerindo que a instituição poderá demorar mais para voltar a elevar juros, em meio a preocupações com a desaceleração da economia global que geraram forte volatilidade nos mercados financeiros mundiais no fim do ano passado.

Sobre o jantar com Trump, o Fed disse que os comentários de Powell foram em linha com as declarações que ele fez na coletiva de imprensa da última quarta-feira (30), quando a instituição decidiu manter seus juros inalterados. Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, mas ressaltou que “a trajetória da política dependerá inteiramente de novos indicadores econômicos e o que isso significa para a perspectiva”.

O Fed disse ainda que Powell reafirmou o compromisso da instituição com análises não políticas e objetivas.

Na semana passada, Powell afirmou que pressões políticas, incluindo de Trump, não influenciaram e não influenciarão o Fed.

Um funcionário do governo Trump que foi informado sobre o jantar disse que o encontro de ontem foi “cordial” e que houve “uma troca de muitos pontos de vista diferentes”.

O jantar, que coincidiu com o 66º aniversário de Powell, durou cerca de 90 minutos, segundo fonte com conhecimento do encontro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas