Poupança não muda

O Banco Central desistiu de tributar as aplicações em caderneta de poupança, e os estudos sobre o assunto, que deveriam ser encaminhados ao Congresso, devem ficar para o próximo governo. A informação é do diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy, que ressaltou que o tema ficará para o ?próximo governo, se houver interesse??. Segundo ele, o assunto é muito complexo e não haverá tempo hábil ainda neste governo para as mudanças.
O BC vinha desenvolvendo estudos para acabar com a isenção do Imposto de Renda sobre as aplicações em poupança e alterar as regras de rendimento do investimento. Os ganhos obtidos nas aplicações de poupança seriam tributados com 20% do Imposto de Renda e a rentabilidade seria maior que a atual.
A idéia era deixar livre a rentabilidade da poupança, como qualquer outra aplicação, o que acabaria por tornar mais caros os financiamentos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), pois eles têm a mesma correção da poupança (TR mais 6% ao ano).
Para compensar esse aumento nas prestações, o governo estudava ainda permitir que os mutuários da casa própria pudessem deduzir o IR pago das prestações.

Voltar ao topo