Baixa adesão

Poucas empresas investiram exclusivamente na Copa

A poucos dias da partida que dará o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014, apenas 25% dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo acreditam que o mundial de futebol trará impactos positivos no faturamento. Os dados são de uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que ouviu empresas dos três setores por ela representados: comércio varejista, serviços e turismo.

 De modo geral, o percentual de empresas que investiu no estabelecimento exclusivamente para o evento foi de 28%. Destes, 53% apostaram na modernização visual, propaganda e marketing. Melhorias nas instalações e equipamentos foram a escolha de outros 27%, a capacitação de funcionários foi realizada por 18% e apenas 2% optaram por aumentar o quadro de funcionários.

 Entre os três setores analisados, o varejo é o que menos se vê beneficiado pela Copa do Mundo, com apenas 17% de respostas positivas. A maioria restante, 83%, acredita que a realização dos jogos na cidade será indiferente para seus negócios. No setor de serviços os percentuais não foram muito diferentes, 23% têm expectativas positivas. No entanto, os empresários do turismo esbanjam otimismo e 88% esperam que o evento vai elevar o faturamento.

 Segundo a Fecomércio PR, foi criada uma expectativa muito grande em relação ao desempenho da economia em diferentes setores para o período da Copa do Mundo. Essa perspectiva levou muitos agentes econômicos a se prepararem para atender o movimento adicional, o que envolveu modernização ou ampliação de instalações, qualificação e contratação de funcionários. No entanto, às vésperas do mundial, a visão dos empresários está aquém do esperado ou desejado. Verifica-se um clima de pessimismo no país, dificuldades e restrições relacionadas à atual conjuntura econômica, que engloba taxas de juros crescentes, inflação, desempenho tímido do PIB brasileiro no primeiro trimestre, redução da produção industrial, queda nas vendas em setores importantes do varejo, entre outros fatores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna