Portos do Paraná atingem recorde de movimentação

Os Portos do Paraná fecharam 2007 com uma movimentação de 38,22 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 17% em relação a 2006. A receita cambial gerada apresentou aumento de 25,5%: foram US$ 11,8 bilhões contra os US$ 9,4 verificados em 2006. Já as cargas importadas pelos portos paranaenses registraram alta de 44%.

?São resultados excepcionais. Os portos do Paraná atingiram quase 40 milhões de toneladas movimentadas, o que é um fato surpreendente para terminais que foram pensados, articulados e montados para atender 30 milhões de toneladas?, afirma o superintendente Eduardo Requião.

Entre os destaques no segmento de granéis sólidos ? que apresentou um crescimento de 24% em relação ao ano anterior ? está a exportação de milho. Saíram pelo Porto de Paranaguá 4,72 milhões de toneladas do produto ? um crescimento de 41% em relação a 2006. As exportações de soja e farelo de soja também apresentaram alta ? ambos tiveram crescimento de 11% ? totalizando 10,08 milhões de toneladas exportadas.

A armazenagem pública de grãos, que hoje é de 100 mil toneladas em Paranaguá, será duplicada com o novo silo graneleiro, que está sendo construído ao lado do silo público, conhecido como silão. O novo espaço terá capacidade para 107 mil toneladas e a obra está orçada em R$ 39,4 milhões, recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Fertilizantes

Entre os destaques dos granéis importados, o trigo apresentou alta de 109%, seguido pela cevada, que teve crescimento de 105%. Já os fertilizantes, sobretudo a uréia, fecharam mais um ano de recorde nos portos paranaenses: foram 7,39 milhões de toneladas do produto, quantidade 53% superior a 2006.

Para atender à crescente importação de fertilizantes, a Appa iniciou a construção de um armazém público para fertilizantes com esteira transportadora ligando a faixa portuária ao complexo. A estrutura terá capacidade estática de 30 mil toneladas e capacidade operacional para 1.000 toneladas por hora. Além de agilizar a operação de fertilizantes, a obra vai diminuir a poluição causada no momento do descarregamento do produto dos navios nos caminhões.

Veículos

O ano de 2007 também foi importante para o segmento de veículos nos portos paranaenses. Foram 164,87 mil unidades movimentadas, atingindo um crescimento de 56% em relação a 2006. Considerando apenas a exportação, saíram pelo Porto de Paranaguá 105,32 mil veículos (aumento de 33%). Já os importados foram 59,54 mil unidades (aumento de 126%)

Para 2008, a expectativa da Appa é que a movimentação de veículos cresça ainda mais, superando os 250 mil veículos movimentados. Para atender a esta demanda, está sendo construído um novo pátio de fluxo de veículos, em frente à sede administrativa da autarquia, num terreno de 30 mil metros quadrados. O espaço se somará aos quatro pátios já existentes no Porto de Paranaguá, totalizando 11 mil vagas.

Antonina

A movimentação de cargas no Porto de Antonina apresentou um crescimento de 8% em relação a 2006. Apesar das dificuldades que o terminal enfrentou por seis meses ? em função do embargo russo à carne brasileira ? foi dada preferência para outras cargas e o balanço do ano fechou com números positivos. A exportação de ferro pelo terminal de Antonina apresentou alta de 51% e a importação de fertilizantes também foi incentivada: foram 203,05 mil toneladas importadas.

O segmento de congelados, carro-chefe das operações do terminal privado da Ponta do Félix, fechou o ano com 90,26 mil toneladas exportadas (perto de 70% do movimentado em 2006). Segundo o diretor do terminal, José Augusto Desordi da Costa, o retorno das operações portuárias em Antonina aconteceu pela união de esforços feitos pelo Ministério da Agricultura, Governo do Paraná e superintendência da Appa.

?Esperamos que em 2008 não tenhamos problemas como os enfrentados com os embargos. A cidade e a população sofrem. Mas, felizmente, estamos retomando aos poucos as exportações e neste ano teremos mais cotas para embarques. O Paraná tem muito a contribuir para a produção de congelados e fazer do Estado um novo eixo para embarques destas mercadorias?, disse Desordi.

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