Teca

Porto seco de Londrina começa a operar no final de novembro

O Terminal de Cargas Alfandegárias (Teca), também conhecido como porto seco, começa a operar no final de novembro no Aeroporto de Londrina. As informações foram divulgadas nessa semana pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com o superintendente do órgão na cidade, Haroldo Novak, o Teca deve viabilizar a importação e a exportação de qualquer tipo de mercadoria. “Esse terminal vai operacionalizar qualquer tipo de carga, aérea, marítima, rodoviária, ferroviária. A idéia é oferecer melhor condição de logística. Isso deve atrair os grandes exportadores”, prevê.

Novak afirma que o porto seco deve facilitar o comércio internacional dos produtores locais. “O aeroporto é um corredor de passagem, que funciona como uma opção de logísticas intermodal. Essa opção é importante para o desenvolvimento econômico não só de Londrina mas de toda a região norte do Estado.”

O superintendente ressalta que, dos 67 aeroportos administrados pela Infraero, 32 contam com armazéns de logística. Londrina vai contar com o 33.º. Segundo Novak, expectativa da Infraero é arrecadar mais de R$ 250 mil por mês com o novo terminal. Se comprovada a demanda estimada, a empresa espera reaver os investimentos num prazo de quatro meses.

Foram investidos cerca de R$ 1 milhão em equipamento e obras para adequar os mais de 2 mil metros quadrados dos galpões para que estes ficassem aptos a receber os produtos.

Com o porto seco, o movimento de passageiros no aeroporto também deve aumentar. Segundo Novak, em 2008 cerca de 530 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Londrina, número que supera o recorde de 523 mil de 2005.