Porto faz embarque de veículos

Apenas dois navios que atracam no Porto de Paranaguá esta semana devem movimentar mais de 4 mil veículos. O primeiro deles – e que já está atracado no cais – é o navio de bandeira italiana Republica del Brasile. A embarcação vai movimentar 1.040 veículos, 200 contêineres e 4.100 toneladas de madeira e produtos florestais. A previsão é de que o navio levante âncora hoje e siga para o Dakar (África).

Ainda nesta semana, na sexta-feira (22), o navio panamenho Kohjin vai atracar no porto com previsão de movimentar mais de três mil veículos, entre importação e exportação. Esta é a maior movimentação de carros em um único navio a ser realizada no porto. De acordo com o chefe de operações portuárias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Cláuber Candian, a grande movimentação no navio comprova a capacidade logística do terminal. ?Evoluímos muito nestes quatro anos. Não temos registros de acidentes com veículos há mais de dois anos e isso só aumenta nossa credibilidade perante as montadoras?, afirmou Candian. Depois de Paranaguá, o navio – que tem 190 metros de largura – segue para Zarate, na Argentina.

De janeiro a dezembro deste ano, a movimentação de veículos importados pelo Porto de Paranaguá cresceu dez vezes em relação ao mesmo período do ano passado. De 2.362 carros importados em 2005, a importação deste ano já contabiliza 25.286 carros, sem somar os veículos movimentados nesta semana. (AEN)

Voltar ao topo