Porto do Mercosul vai desenvolver Pontal do Paraná

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, visitou ontem o local onde funcionará o Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, a 40 km de distância de Paranaguá. Segundo o dirigente portuário, a instalação do terminal em Pontal muda o perfil socioeconômico do município, desmembrado de Paranaguá há 9 anos.

“Esta é a oportunidade que o governo do Estado e a administração portuária oferecem a esta cidade carente de alternativas para o desenvolvimento econômico. O Porto do Mercosul vai refletir em Pontal todo o crescimento que a atividade pode criar, através da geração de empregos e de renda e dos serviços que serão oferecidos”, disse Eduardo.

O novo terminal será a saída dos países do Mercosul para o Atlântico. Com 23 km de costa, o porto em Pontal terá 17 berços e potencial para receber navios com capacidade superior a 60 mil toneladas. “Esta é a resposta que damos aos pessimistas que não acreditam na viabilidade econômica de Pontal como uma cidade portuária. Pontal do Paraná, junto com Paranaguá e Antonina, formarão o principal complexo portuário do Brasil e da América Latina, responsável pela geração de riquezas para o Paraná e para o País. Pontal vai ganhar, e muito, com o Porto do Mercosul”, concluiu Eduardo.

Segundo o superintendente, as discussões mantidas com países vizinhos têm priorizado a criação de uma alternativa importante para a movimentação de mercadorias através da atividade portuária. “As conversas que temos mantidas com os países vizinhos traz à tona a importância da criação do Porto do Mercosul, aqui ao lado, em Pontal do Paraná, um local com um dos melhores calados naturais do País”, comentou o dirigente.

Voltar ao topo