Porto de Paranaguá vai ganhar ampliação

O ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa, anunciou ontem a ampliação do cais oeste de Porto de Paranaguá. A previsão é que o Governo Federal inicie o processo de licitação das obras dentro de 60 dias. O investimento chega a R$ 50 milhões.

Atualmente, o Porto de Paranaguá possui cais com cerca de um quilômetro e meio de extensão. A obra anunciada pelo ministro vai ampliá-lo em mais 820 metros. Acompanhado do secretário dos Transportes, Wilson Justus, o ministro esteve em Paranaguá logo após ter inaugurado a duplicação do Contorno Sul de Curitiba. “Com a ampliação do cais, o Porto de Paranaguá, que já é o primeiro em exportação de grãos e está entre os seis maiores do País, terá condições de operar com mais rapidez e eficiência”, disse o ministro.

O secretário Wilson Justus ressaltou a importância da visita do ministro. “Isso reafirma o bom relacionamento entre os governos Estadual e Federal, que sempre tem resultado em benefícios à economia e, principalmente, à população paranaense”, afirmou Justus.

Além do alongamento do cais, o projeto de engenharia preparado pelo Ministério dos Transportes também inclui o aprofundamento dos Canais da Galheta, para 43 pés, e do de Antonina, para 33 pés. A bacia de evolução também será aprovundada, para 41 pés. O prazo de conclusão das obras é de três anos. Todo o projeto está orçado em R$ 190 milhões.

Acompanharam o ministro na sua visita à área portuária o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Osíris Stenghel Guimarães, e o Capitão dos Portos do Paraná, Pedro Tkotz Neto, além de diretores do Porto.

Voltar ao topo