A portabilidade já está disponível para 3.534.430, ou cerca de 30% dos usuários de telefonia móvel e fixa no Paraná. Desde ontem, mais de 1,6 milhão de usuários de telefonia fixa e móvel no Estado já podem optar por mudar de operadora sem precisar alterar o número telefônico.

continua após a publicidade

Ela foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os municípios da região atendida pelo DDD 44, que corresponde às cidades de Maringá, Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Sarandi e Cianorte.

De acordo com a Anatel, só na área do DDD 44, são quase 400 mil usuários de telefone fixo e 1,3 milhão de usuários de telefonia móvel. Segundo a agência, também tiveram acesso à portabilidade os usuários atendidos pelos DDDs 33 e 38, em Minas Gerais, 49 em Santa Catarina e 84 no Rio Grande do Norte.

A primeira região no Paraná a dispor da portabilidade foi a atendida pelo DDD 43. Dessa área, que corresponde aos municípios de Londrina e região, até o final de outubro, mais de 10 mil dos 1,8 milhão usuários já haviam solicitado a migração para outras operadoras.

continua após a publicidade

A próxima região que passará a contar com a portabilidade numérica é a atendida pelo DDD 41, que atende a capital e o litoral do Estado. Para que isso ocorra, a data prevista pela Anatel é 12 de janeiro. Essa área corresponde a 4,25 milhões de usuários entre telefones fixos e móveis – cerca de 2,32% dos usuários de todo o País.

No dia 19 de janeiro, a portabilidade chega na região dos Campos Gerais (DDD 42). Em 2 de fevereiro, é a vez das regiões oeste (DDD 45) e sudoeste (DDD 46) serem incluídas no mapa da portabilidade numérica.

continua após a publicidade

Até o final de novembro, a migração estará disponível para 48,9 milhões de usuários em todo o País. O cronograma de implantação estabelecido pela Anatel prevê que os mais de 175 milhões de usuários de telefonia estarão atendidos pelo novo serviço até o dia 2 de março de 2009.

Desde o dia 1.º de setembro, de acordo com a Base de Dados de Referência da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), 61.960 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 36.816 referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 25.144 de telefonia fixa.