Portabilidade para o DDD 44 no Paraná

A portabilidade já está disponível para 3.534.430, ou cerca de 30% dos usuários de telefonia móvel e fixa no Paraná. Desde ontem, mais de 1,6 milhão de usuários de telefonia fixa e móvel no Estado já podem optar por mudar de operadora sem precisar alterar o número telefônico.

Ela foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os municípios da região atendida pelo DDD 44, que corresponde às cidades de Maringá, Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Sarandi e Cianorte.

De acordo com a Anatel, só na área do DDD 44, são quase 400 mil usuários de telefone fixo e 1,3 milhão de usuários de telefonia móvel. Segundo a agência, também tiveram acesso à portabilidade os usuários atendidos pelos DDDs 33 e 38, em Minas Gerais, 49 em Santa Catarina e 84 no Rio Grande do Norte.

A primeira região no Paraná a dispor da portabilidade foi a atendida pelo DDD 43. Dessa área, que corresponde aos municípios de Londrina e região, até o final de outubro, mais de 10 mil dos 1,8 milhão usuários já haviam solicitado a migração para outras operadoras.

A próxima região que passará a contar com a portabilidade numérica é a atendida pelo DDD 41, que atende a capital e o litoral do Estado. Para que isso ocorra, a data prevista pela Anatel é 12 de janeiro. Essa área corresponde a 4,25 milhões de usuários entre telefones fixos e móveis – cerca de 2,32% dos usuários de todo o País.

No dia 19 de janeiro, a portabilidade chega na região dos Campos Gerais (DDD 42). Em 2 de fevereiro, é a vez das regiões oeste (DDD 45) e sudoeste (DDD 46) serem incluídas no mapa da portabilidade numérica.

Até o final de novembro, a migração estará disponível para 48,9 milhões de usuários em todo o País. O cronograma de implantação estabelecido pela Anatel prevê que os mais de 175 milhões de usuários de telefonia estarão atendidos pelo novo serviço até o dia 2 de março de 2009.

Desde o dia 1.º de setembro, de acordo com a Base de Dados de Referência da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), 61.960 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 36.816 referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 25.144 de telefonia fixa.