A atual política monetária acomodatícia dos bancos centrais ainda é necessária, afirmou o membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Ewald Nowotny.

continua após a publicidade

Ainda que Nowotny tenha dito que houve “uma boa quantidade” de estabilização no sistema financeiro, ele ainda vê “grandes desafios para o setor bancário, e – especialmente na Europa – ainda vemos uma economia real que está se esforçando e finanças públicas sobrecarregadas”.

“É por isso que uma política monetária acomodatícia ainda é necessária”, disse Nowotny.

Qualquer medida da política monetária tem efeitos colaterais que devem ser levados em conta pelos bancos centrais, disse ele.

continua após a publicidade

“Mas os bancos centrais também tem de ter uma visão clara das prioridades e dos potenciais custos macroeconômicos de se afastar da presente posição da política monetária”, acrescentou Nowotny.

Ele disse que é importante que a política monetária tenha uma “âncora nominal”, tais como a meta de estabilidade de preços do BCE de inflação abaixo, mas próxima a 2%. No entanto, a autoridade disse que nenhum indicador econômico único pode proporcionar uma orientação completa para a política monetária.

continua após a publicidade

Nowotny também falou sobre a proposta do novo papel do BCE como supervisor bancário. Ele repetiu os pedidos anteriores para que o BCE se prepare totalmente para o seu novo papel, enfatizando a responsabilidade que a função acarreta.

Nowotny estava falando em uma conferência econômica em Viena. Fonte: Dow Jones Newswires.